Qual é o correto Mau ou Mal

Existem várias palavras em nossa língua portuguesa que são escritas de maneira diferente, porém possuem o mesmo som. Isso não é muito raro e acontece também em outras línguas, além de serem escritas de maneira diferente essas palavras também tem significados diferentes.

Um dos exemplos que confundem bastante as pessoas na nossa língua são as palavras mau e mal, elas são escritas de maneira diferente, possuem um significado igual, porém devem ser aplicadas em diferentes situações, tudo isso porque se diferem quando a classificação gramatical.

É muito importante entender e saber usar corretamente essas duas palavras, principalmente em casos de pré-vestibulandos, já que esses erros são quase fatais nas redações e podem acabar descontando pontos muito importantes.

É claro que ninguém é perfeito e um errinho ou outro sempre acontece, mas o melhor de tudo é fazer alguns exercícios e ficar sempre atento, principalmente em situações onde é necessário escrever utilizando a gramatica e a ortografia correta.

Onde usar o mau e o mal



Segundo a nossa gramática a palavra mal pode ser um substantivo ou um advérbio e é o contrário de bem, como nessa frase de exemplo “Eu não gosto de bife mal (bem) passado”, no plural o mal vira males.

Uma das formas mais fáceis de guardar a diferença é pensando nas frases que relacionem os contrários, como em “O bem vence o mal”.


Já a palavra mau é classificada como um adjetivo e é o contrário de bom ou boa, como na frase “Eu sempre fui um mau (bom) aluno” e é possível guardar a diferença através da frase “O homem está fazendo um mau uso de seu bom humor” ou também na frase “Hoje estou de mau humor”.

A palavra mal deve ser usada quando se comportar como um substantivo, portanto você deve usa-la sempre que estiver antecedida de artigos, que são (a, as, o, os). Já a palavra mau deve ser usada quando estiver demonstrando uma circunstancia, um modo como está sendo feito alguma coisa, assim fica fácil de entender.

Mas lembre-se de sempre praticar através de exercícios, só assim você conseguirá se sair bem e ter todas as regras memorizadas.

Aprenda como se escreve Mau ou Mal

Nenhum comentário: